Bebidas

Cerveja: 13 curiosidades sobre a bebida mais popular do Brasil

Confira 13 curiosidades sobre a bebida mais popular do Brasil! 

1. Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas! Segundo o Anuário da Cerveja de 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a bebida foi o produto mais registrado na pasta, com 9.950 registros, bem à frente do segundo lugar (polpa de fruta, com 2.535). 

2. A InBev é o maior grupo de cervejaria do mundo, com um faturamento estimado em quase 40 bilhões de dólares por ano. A companhia é dona de mais de 200 marcas, incluindo a Ambev, maior fabricante de cerveja do Brasil. 

3. Ao contrário do que se possa imaginar, o país não lidera a lista de consumidores. Na pesquisa mais recente realizada pela empresa Kirin, em 2018, o Brasil consumia 55,7 litros ao ano per capita, considerando apenas os indivíduos com mais de 18 anos.

4. O país que mais consome a bebida no mundo é a República Checa, contabilizando 156,9 litros per capita. O reinado não é de se estranhar, já que por lá a cerveja custa menos que uma Coca-Cola, por exemplo.

5. A cerveja é uma das bebidas mais antigas na história da humanidade. Os primeiros registros de fabricação foram feitos há mais de 8 mil anos, por civilizações egípcias e da região, que hoje corresponde ao Oriente Médio.

6. Por questões religiosas, alguns países restringem o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. É o caso do Catar, onde acontece a Copa do Mundo de 2022. Os brasileiros que forem prestigiar o evento pagarão quase R$ 70 em uma caneca da bebida (o equivalente a 11 libras) e poderão consumi-la apenas em hotéis e restaurantes autorizados. 

7. É o malte que dá cor à cerveja, quando estritamente preparada com os ingredientes tradicionais: água, malte, lúpulo e levedura. Quanto mais tostado o malte, mais escura será a bebida. Os maltes caramelados passam por um processo de torrefação média, digamos assim, e originam as cervejas com tons de vermelho.

8. No verão, uma boa escolha são as cervejas dos tipos Pilsen, Blond Ale e Witbier. “Falar de cervejas que combinam mais com a estação é um assunto polêmico. Mas é claro que as mais leves, menos alcoólicas, de corpo mais baixo e com maior drinkability acabam combinando melhor com o verão”, aponta Fernanda Bressiani, sommelière, mestre em estilos e coordenadora da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). 

9. Já o inverno pede cervejas mais encorpadas, como IPAs, Strong Ales e Doppelbocks. “Noites longas e frias são boas para saborear lentamente uma cerveja com alto teor alcoólico. Elas também combinam melhor com refeições mais quentes e mais pesadas”, explica Anna Lewis, sócia da Wonderland Brewery. 

10. A cerveja mais forte do mundo é a Koelschip Mystery of Beer, fabricada pela cervejaria holandesa Brouwerij Koelschip, com um teor alcoólico de 70%.

11. Em um país tropical como o Brasil, em geral, as cervejas são servidas a 5 ou 6 °C. “Mas a temperatura de consumo da cerveja artesanal varia conforme o tipo escolhido”, ressalta Fernanda. Quando muito geladas, elas perdem seus atributos de aroma e sabor, por isso, vale normatizar para os graus recomendados pelo fabricante. 

12. Cervejas mais complexas costumam ser servidas por volta de 10 e 14 °C. Mas se você está acostumado a consumir uma cerveja bem gelada, ficará surpreso ao saber que em países mais frios, como a Alemanha, a bebida é servida à temperatura ambiente, independente do tipo. 

13. Na hora de harmonizar a cerveja com pratos, busque igualdade de forças. A cerveja não pode se sobrepor ao prato e vice e versa. Para isso, procure semelhanças aromáticas e gostos básicos parecidos no prato e na cerveja. Outra dica simples é: quanto mais gorduroso é o prato, mais alcoólica deve ser a cerveja! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *